As nossas atividades

Integração

Gabinete de Apoio Social

Associação de apoio ao imigrante Clube de família

Desde o início de funcionamento da Associação de apoio ao imigrante em Aveiro, sabemos das principais necessidades das famílias de imigrantes mais carenciadas e prestamos o apoio através da distribuição de produtos alimentares, vestuário, produtos farmacêuticos.

Ajudar um imigrante neste aspeto significa garantir as condições aceitáveis de vida nos momentos mais complicados. Deste modo, em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome, a Segurança Social, outras instituições e associados imigrantes distribuímos pelas famílias mais carenciadas alimentos, oferecemos consultas médicas gratuitas e damos o apoio no que for necessário e estiver ao nosso alcance.

Alem disso, oferecemos a nossa assistência com a tradução e agrupamento familiar; mediação nos diversos serviços administrativos portugueses: Segurança social, Finanças, Conservatórias de Registo Civil, Serviços Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Escolas, DGV (Direção Geral de Viação); Promovemos o diálogo intercultural e o direito da família, e apoiamos a reintegração familiar.

Bolsa de Emprego

Associação de apoio ao imigrante Bolsa de Emprego

A atual situação requer várias medidas de apoio para os imigrantes pois, devido à sua já grande precariedade a nível laboral sentida nos últimos anos.

A pandemia e instabilidade económica provocaram o encerramento de várias empresas e o lay-off de funcionários, o que lidou a uma incerteza e instabilidade. Utilizando a boa experiência dos últimos anos, continuamos a atualizar permanentemente uma base de dados que conjuga a bolsa de imigrantes à procura de trabalho e a bolsa de ofertas enviadas por empresários e particulares.

A Associação de Apoio ao Imigrante ajuda a criar os currículos profissionais, colocar e procurar anúncios na internet e, se for necessário, acompanha os imigrantes nas suas entrevistas de emprego.

Prestamos assistência em processos de legalização e agrupamento familiar; esclarecimentos e orientação sobre o sistema administrativo português e protocolos existentes entre os respetivos países de origem e Portugal; apoio ao reconhecimento e equivalência das habilitações literárias.

Educação

Clube de Família

O Clube De Família na Associação de apoio ao imigrante destina-se a imigrantes da 1ª e 2ª geração, instalados em Portugal, naturalizados ou não; famílias mistas; famílias com dificuldades de integração na sociedade portuguesa; refugiados e exilados por motivos políticos e/ou económicos: novos imigrantes.

O objetivo essencial é respeitar e desenvolver a dignidade humana pelo intermédio da educação, da cultura e da assistência. Para tal, procurar-se-á apoiar o mais possível a educação dos filhos e incentivar as famílias a participar nas diversas atividades.

A Associação de apoio ao imigrante em Aveiro promove ações educacionais gratuitas para as famílias participantes, não fazendo qualquer distinção de raça, cor, sexo, orientação sexual, condição social, credo político ou religioso, ou quaisquer outras formas de discriminação.

No Clube da Família ocorre uma atividade uma vez por semana, durante 4 horas, e compreende aulas de línguas (português, russo, ucraniano), de literatura, de história de Portugal, de tradições portuguesas e dos países de origem dos imigrantes.

uk
?????????? ?????